-
Arquitetos: Hous3
- Área: 569 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: ARTEBEL, Cortizo, JMF, Otis, Proflex, Sagidek, Sanitana, Tromilux
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, é um local privilegiado na encosta da serra da Penha, perante uma paisagem sobre a bela cidade de Guimarães. Da complexidade local, topografia e orientação solar, juntamente com a belíssima vista da imponente paisagem criam as poderosas forças motrizes que pretendíamos ver refletidos nesta casa.
A casa são dois retângulos ligado entre si, um “H” disposto numa forma que valorize o terreno, a luz e as vistas. O esquema é muito logico, “H” gera um pátio de chegada onde se articulas e afastam os volumes entre si. A casa oferece dois níveis de espaços sociais e serviços num primeiro plano com a cidade. Nas paredes das salas e cozinhas, abrimos grandes janelas que privilegiam a busca pela luz horizontal, a transparência e as vistas que ali se revelam.
Num nível mais elevado, reserva-se aos espaços privados e mais íntimos dos quartos. E na mesma procura pela luz, mais uma vez, a paisagem ali emoldurada será a mais bela. No exterior, entre volumes, prolonga-se a casa, numa ampla sala em pleno céu aberto num exercício de procura de relação máxima da luz vertical.